Honda HR-V Forum banner

Faróis automáticos ligados antes de o motor arrancar

11K views 23 replies 11 participants last post by  AfishH  
#1 ·
Olá,

Novo proprietário aqui, HR-V Sport canadense 2022. Eu vim de um Civic LX 2016, então gosto de algumas coisas novas, sinto falta de algumas outras... E estou me perguntando, alguém mais se incomoda com os faróis que acendem automaticamente antes que o motor seja totalmente ligado? Não consigo evitar pensar que isso coloca estresse desnecessário na bateria.

Eu gostaria que os faróis só acendessem ao sair do modo P, ou pelo menos esperassem alguns segundos após ligar o motor, como o ar condicionado. Estou considerando adicionar um relé extra para isso, só não sei quando encontrarei tempo para isso. E, claro, não quero perder nenhuma garantia.

VMat

#7 · (Edited)
OK, tive que consultar o manual para obter o comportamento preciso:

Modelos canadenses

■ Luzes apagadas
Gire a alavanca para OFF quando:
• A alavanca de câmbio estiver em P.
• O freio de estacionamento estiver acionado.
Para ligar as luzes novamente, gire a alavanca para OFF para cancelar o modo de luzes apagadas. Mesmo que você não cancele o modo de luzes apagadas, as luzes acendem automaticamente quando:
• A transmissão é movida para fora de P e o freio de estacionamento é liberado.
• O veículo começa a se mover.
De qualquer forma, tudo isso acontece depois que você liga o carro. Não há como impedir que os faróis se acendam enquanto você o liga em um local ligeiramente escuro (como sua garagem).

#10 ·
@Ein,

Eu concordo. Notei que os faróis acendem antes do motor funcionar e não gosto dessa funcionalidade.

Às vezes, eu simplesmente mudo o interruptor do farol de automático para desligado para desligar os faróis. Faço isso quando abro a porta do motorista e só quero pegar algo do carro.

#18 ·
@Ein,

Eu concordo. Notei que os faróis acendem antes do motor funcionar e não gosto dessa funcionalidade.

Às vezes, eu simplesmente mudo o interruptor dos faróis de automático para desligado para desligar os faróis. Faço isso quando abro a porta do motorista e só quero pegar algo do carro.
Tenho desligado eles assim que aperto o botão Start. Parece que ajuda um pouco, mas está longe do ideal. E com muita frequência, eu simplesmente esqueço de fazer isso. Ainda pensando em um relé extra para evitar que as luzes liguem...

Eu também estava me perguntando sobre o consumo da bateria, vindo de um Fit que comia baterias. Agora que estou em LEDs, o consumo é muito menor? Também tenho meus faróis de neblina configurados para ligar com os faróis o tempo todo.
Deve ser muito menor. Mas ainda assim, para manter minha obsessão sob controle, eu preferia que eles estivessem desligados até que o motor estivesse totalmente funcionando.

Seria muuuito mais fácil cuidar disso na fábrica. 😤

VMat

#13 ·
Eu apenas aciono o travão de emergência quando estaciono e desligo as luzes completamente. Então nem os LEDs DRL acendem.
Eu me lembro que os faróis não acendem quando eu aciono o travão de estacionamento, mas também posso estar pensando no seu 2018.

#14 ·
Eu apenas aciono o freio de emergência quando estaciono e desligo as luzes completamente. Então nem mesmo os LEDs DRL acendem.
Eu me lembro que os faróis não acendem quando eu aciono o freio de estacionamento, mas também posso estar pensando no seu 2018.
Embora eu concorde que acionar o freio de estacionamento ELETRÔNICO manterá as luzes apagadas antes de ligar o HRV, se a bateria descarregar com o freio de estacionamento eletrônico acionado, você não poderá soltar o freio de estacionamento até obter 12 volts na bateria do HRV.

Então, se você não tiver um power pack de 12V à mão e estiver estacionado onde os cabos de ligação não alcançarem sua bateria, você ficará preso esperando que alguém traga um power pack de bateria de 12V ou um guincho.

Como discutido em outros tópicos, esta é uma grande desvantagem do EPB.
Eu nunca aciono o EPB no nosso HRV automático, a menos que eu esteja em uma ladeira muito íngreme.

#21 ·
Tanto o meu HR-V como o veículo anterior tinham faróis automáticos, tinham a função 'coming home' ativada, por isso, em dias escuros de inverno, os faróis estavam ligados desde o momento em que saía de casa, entrava e ligava o carro. A vida útil da bateria do meu veículo anterior foi de cerca de 5 anos. Acabei de substituir a bateria do meu HR-V com cerca de 6 anos.

Tanto o técnico móvel como o homem da assistência (a bateria ficou sem carga duas vezes em menos de quinze dias) afirmaram que esperariam que a bateria do seu veículo moderno médio tivesse uma vida útil de cerca de 3-5 anos. Parece que, graças a todos os dispositivos de segurança e à tecnologia não só exigida, mas esperada pelos compradores para ser instalada nos seus veículos, os dias de ter a mesma bateria por muitos anos já se foram.

#22 ·
Olá,

Novo proprietário aqui, HR-V Sport 2022 canadense. Eu vim de um Civic LX 2016, então gosto de algumas coisas novas, sinto falta de algumas outras... E estou me perguntando, alguém mais se incomoda com os faróis que ligam automaticamente antes que o motor esteja totalmente ligado? Não consigo evitar pensar que isso coloca estresse desnecessário na bateria.

Eu gostaria que os faróis só ligassem ao sair do modo P, ou pelo menos esperassem alguns segundos após ligar o motor, como o ar condicionado. Estou considerando adicionar um relé extra para isso, só não sei quando encontrarei tempo para isso. E, claro, não quero perder nenhuma garantia.

VMat
Isso é irritante para mim, embora com esse tempo frio, eu tenha o hábito de ligar e desligar as luzes algumas vezes antes de tentar dar a partida no carro para dar um toque de despertar na bateria (um pequeno choque como este tornará a partida do carro um pouco menos difícil para a bateria... truque de pessoa velha). Eu não sou fã de DRL, então eu realmente puxei o fusível (uma coisa com a qual não precisamos nos preocupar aqui nos EUA).

#23 ·
uma coisa com a qual não precisamos nos preocupar aqui nos EUA
O que é realmente estranho. Por lei, todo carro fabricado desde o início dos anos 90 é obrigado a ter DRLs. No entanto, não existe uma lei federal que exija o uso deles como existe no Canadá. Você pode encontrar algumas áreas onde é obrigado por lei a usá-los, mas é muito limitado, como em certas seções de estradas específicas.